domingo, 26 de fevereiro de 2017

GRANJA UNIÃO MALVASIA 2016

GRANJA UNIÃO MALVASIA 2016
FlávioMPinto
A Malvasia é uma uva grega que ganhou o mundo pelas mãos dos venezianos, comerciantes italianos que dominavam o Mar Mediterrâneo. Gera um vinho doce e suave.
O Malvasia da Granja União é um vinho de cor amarelo palha que exala aromas cítricos. Limões e laranjas surgem no paladar.
Na boca juntam-se os sabores de goiabada/marmelada cascão, limas e compotas cítricas campeiras de abóbora em calda dando um ar adocicado ao Malvasia. Muito agradável de se degustar. Suave, doce, lembra o primo sortudo e rico Sauternes de Bordeaux. Mas não são parentes, posto que não são as mesmas uvas que integram o blend. Aliás, o Malvasia é varietal.
O teor alcoólico de 10,5% dá um ar elegante e alegre, jovial, festeiro. Mais parece ser derivado dos moscatéis.
É o nosso Sauternes campeiro, sem Botritis, é claro!
Deixa um final robusto e marcante. Um excelente custo-benefício. Enfrenta os Late Harvest sul-americanos com galhardia e igualdade.
Acompanha muito bem sobremesas e aperitivos no verão.
Esta é a minha opinião.
 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

WHALE POINT SAUVIGNON BLANC 2015

WHALE POINT SAUVIGNON BLANC 2015
FlávioMPinto
Embora a produção nacional não acompanhe o clima, não é suficiente para o mercado, seja de tintos e também de brancos e rosés, temos de recorrer a estrangeiros para beber bons vinhos brancos ou rosés no verão escaldante do sul do País.
Quem é assinante da Evino- empresa especializada em e-comércio de vinhos- WWW.evino.com.br, sempre recebe ofertas de vinhos selecionados, com preços em conta e é claro, de qualidade indiscutível.
O Whale Point Sauvignon Blanc 2015 é um branco sul-africano trazido pela Evino para seus compradores habituais.
De cor amarelo palha, com aromas frutados cítricos, não nega sua cepa de origem.
Na boca destacam-se melões, goiabas, limões sicilianos. Nota-se fermentação malolática para neutralizar sua acidez deixando-o mais suave. Seus 12,5% de álcool o deixam bem distinto.
Um excelente vinho, geladinho, para o nosso verão escaldante. Uma boa companhia para pratos leves, saladas e solo, como aperitivo.
Deixa um final bastante positivo e marcante.
Esta é a minha opinião.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CASA SILVA SAUVIGNON BLANC 2015

CASA SILVA SAUVIGNON BLANC 2015
FlávioMPinto
A chilena Casa Silva nos brinda com um vinho para o verão escaldante do Brasil.
De cor amarelo palha apresenta-se com um bouquet cítrico de abacaxis, bem definido.
Na boca, ao abacaxi, junta-se melão, ameixas gaúchas, resquícios de rosas, pêssegos brancos, limas  e limões sicilianos. Até maracujás surgem no final do copo.
Um vinho bem leve, elegante, atraente e agradável para acompanhar pratos leves, bem geladinho, se bem que gosto muito da harmonização por contraste.  A suavidade marcante dos seus 12% de teor alcoólico o deixa com um ar de festa.
Deixa um final bem cítrico.
Esta é a minha opinião.