sábado, 22 de setembro de 2012

SANTA CAROLINA GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2009


SANTA CAROLINA GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2009

FlávioMPinto

Ester vinho chileno nos faz acreditar que existe vida além dos vinhos do Velho Mundo. Aromas de cerejas e framboesas nos remetem a sabores complexos evidenciando madeira, especiarias, além de ser bem  frutado com notas de groselha, framboesas e morangos. Se bem que Gran Reserva não quer dizer nada em termos de qualidade nos vinhos chilenos.

Escuro, quase impenetrável, o Santa Carolina Gran Reserva não nos reserva surpresas e sim se revela um vinho austero, um Cabernet Sauvignon de boa cepa. Tudo que se espera de um Cabernet Sauvignon de boa estirpe. Um chileno de cartola e fraque.

Seu teor alcoólico-14,8%- nos leva a crer que esteja pronto para consumo daqui a uns 3 anos, com certeza. Um excelente vinho de guarda absolutamente.

Muito encorpado , nos dá um final longo e alcoólico. Convém deixá-lo respirar bastante ou colocá-lo num decanter antes de degustá-lo.

Esta é a minha opinião.  

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ESPUMANTE CASA VENTURINI VIVERE BRUT


ESPUMANTE CASA VENTURINI VIVERE BRUT

FlávioMPinto

Um espumante feito com uvas de Livramento, da Campanha gaúcha, que  reflete bem o status da região e da maior representante não só dos espumantes como do champagne: a uva Chardonay, que, com 80%, mais 10 de Sauvignon Blanc e 10 de Merlot, compõem o mix de uvas do produto.

Uma cor amarelo clara com reflexos esverdeados, uma perlage fina e efervescente digna dos melhores champagnes. O aroma exala Chardonay com suas notas cítricas. Abacaxi, melão, maça verde.

Denota boa e equilibrada acidez. Um espumante tranquilo para se beber sem sustos. Cremoso e equilibrado com um final longo e cítrico. Bom volume na boca e retrogosto longo e duradouro.

A Chardonay parece que encontrou seu chão na Campanha gaúcha nos dando belos espumantes.

Esta é a minha opinião.

ESPUMANTE DOM CÂNDIDO ESTRELATO BRUT ROSÉ


ESPUMANTE DOM CÂNDIDO ESTRELATO BRUT ROSÉ

FlávioMPinto

A Dom Cândido, é uma vinícola do Vale dos Vinhedos-Bento Gonçalves e uma extensão da Valduga. Organizada por Cândido Valduga, da geração dos netos do clã Valduga, está instalada na Linha Leopoldina-Via Trento, junto de inúmeras outras vinícolas tradicionais.

Um espumante muito diferenciado: feito de Chardonay e Cabernet Franc, uma mistura inusitada. As vinícolas gaúchas estão investindo muito na vinificação em Branco de uvas tintas com ótimos resultados.

O Dom Cândido Estrelato Brut Rosé é isso, representando bem as castas envolvidas. Nos aromas ao desarrolhar-se, saltam notas de Cabernet Franc e na boca, reina a Chardonay, absoluta. Na boca, após sentir-se os aromas, espera-se a Cabernet, mas o que se tem é unicamente a cor salmonada elegante e a perlage fina oriunda dos belos espumantes, além dos sabores  de frutas cítricas da Chardonay.

Com acidez muito bem controlada, um bom volume de boca é o destaque com um final longo. Um retrogosto cítrico e agradável numa combinação inusitada.

Esta é a minha opinião.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESPUMANTE COURMAYEUR BRUT ROSÉ


ESPUMANTE COURMAYEUR BRUT ROSÉ

FlávioMPinto

A Courmayeur é uma pequena vinícola de Garibaldi-a capital brasileira do champagne- cujo foco de produção é espumantes. 70% de toda produção vai para o líquido descoberto por Don Pérignon.

Nos brinda com um Brut Rosé de dar gosto. Feito de Pinot Noir com um pequeno volume de Moscatto Giallio. Com uma perlage muito boa e uma cor rosé nos surpreende com os aromas frutados desprendidos.

Na boca se revela como um todo. Alegre,  com uma frutuosidade exuberante com toques de maça verde, morango e um incrível mamão papaya emoldurando tudo. Cremoso, com acidez equilibrada e frescor marcantes. Apresenta também toques de laranjeiras.

De bom volume em boca, seu retrogosto é longo e agradável.

Não é enjoativo após mais de uma taça.

Um feliz casamento da Pinot Noir com a Moscato.

Esta é a minha opinião.