segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MIS EN BOUTELLE AU CHÂTEAU


MIS EN BOUTELLE AU CHÂTEAU

FlávioMPinto

Esta é uma das mais tradicionais expressões constantes dos rótulos dos grandes vinhos franceses. Sim, quer dizer exatamente isso-” engarrafado no Château”, ou seja , na fonte, na origem. Os bons vinhos são assim, garantindo-se a confiança no produtor.

O universo do vinho tem suas peculiaridades. É o terroir, a casta, a safra, a finesse ao se degustar e não simplesmente beber, o estilo, qualidades de etiqueta que o diferenciam de qualquer outra bebida. Por isso o vinho é uma bebida diferenciada, nobre. Elegante como ele só.

E os bons vinhos possuem aspectos que os diferenciam. E o chacoalhar do vinho no transporte altera sua composição. Portanto, o engarrafamento na origem é primordial para um vinho de qualidade.

A estória dos longevos vinhos da Madeira e do Porto dá a ideia do que pode fazer a um vinho seu transporte. Se bem que no caso dos vinhos portugueses as viagens eram oceânicas, com o calor e o chacoalhar dos porões dos navios , mas as que proporcionam o “mexer” do vinho no tonel,  em curta distância, com certeza, também alteram suas qualidades.

Engarrafando-se na origem garante-se o sabor, o estilo e outras características organolépticas importantes do vinho, algo que o bom degustador/apreciador não deixa passar.

Ainda tem um outro aspecto administrativo interessante: quem não engarrafa na origem, em outra cidade,  remunera quem não produziu o vinho, engordando os cofres da outra cidade, desestimulando a produção local e tirando o trunfo do terroir.

MIS EN BOUTELLE AU CHÂTEAU. Procure no rótulo do vinho esta frase, ou assemelhada e seja mais feliz.

In vino veritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário