domingo, 29 de maio de 2011

MIOLO QUINTAS DO SEIVAL CASTAS PORTUGUESAS 2005

MIOLO QUINTAS DO SEIVAL CASTAS PORTUGUESAS 2005
FlávioMPinto
Feito na Campanha gaúcha pela Miolo, vinhedos em Candiota-RS, o Quintas do Seival Castas Portuguesas é produto da assemblage de três cepas típicas portuguesas: Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, a Tempranillo portuguesa. Um terço de cada.
Foi no início do inverno em Porto Alegre, que decidi degustar o Quintas do Seival 2005. Estava guardado, ali na adega, aguardando um oportunidade. Não o degustei na alimentação. Ele me acompanhou a tarde toda ouvindo rádio, vendo TV e Internet.
Com lágrimas persistentes, o bouquet se apresentou meio agressivo com perfumes fortes indicando um vinho com forte personalidade lembrando baunilha, cerejas e tabaco.
Sua cor não é de um rubi brilhante, pelo menos desta safra.
Na boca, inicialmente é agressivo, terroso e ácido, com forte presença de madeira, mas após uma “respiração” , fica menos agressivo. Nessa “respiração” de aproximadamente 2 horas, seu sabor se altera substancialmente ficando mais suave, não deixando de lembrar sua passagem por barricas de carvalho
Apresenta sabores de baunilha e frutas maduras, ameixas secas.
E é persistente no seu final, mas acaba como um vinho tranqüilo. Agradável. Mas não exuberante. Então, se desejar degustar um vinho agressivo, beba-o logo após sacar a rolha. Caso contrário, abra e espere aproximadamente duas horas e boa sorte.
Um bom vinho a ser degustado com um bom livro num dia chuvoso. Uma excelente companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário