segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MIOLO MERLOT TERROIR 2009

MIOLO MERLOT TERROIR 2009
FlávioMPinto
Confesso que foi um dos melhores Merlot que degustei até hoje. Está no mesmo nível dos franceses do Pomerol. Um excelente trabalho da Miolo e dos seus enólogos. Se bem que a Merlot é a uva mais emblemática do Vale dos Vinhedos por ter se adaptado maravilhosamente naquelas plagas, facilitando o trabalho.
Uma vinho de cor violeta, untuosidade anunciada por suas lágrimas abundantes, frutado, rico em aromas de framboesas, cassis, couros curtidos, violetas,  fumados e especiarias. 
Na boca, chocolates, framboesas, morangos maduros, compotados doces vermelhos, recheiam a acidez despejada ensejando grande vocação gastronômica. Uma complexidade para  poucos. 
Os seus 14% de teor alcoólico conferem muita elegância junto com os taninos vivos e bem presentes. 
Muito equilibrado e harmônico. Não o decante, pois vais estragá-lo. 
Um vinho de destaque no cenário nacional. Único. Faz parte do rol dos vinhos caros nacionais pouco acessíveis a maioria dos cultuadores de Baco brasileiros. Mas é um produto que vale que pena ser degustado com carinho. E em ocasiões especiais. 
Cálido, tranquilo, amigável, romântico, um vinho de alta estirpe, mas honesto, competente e competitivo por sua qualidade. 
Deixa um final sisudo, como um mordomo inglês de fraque se afastando da cena. 

A Miolo está de parabéns em nos brindar com esse vinho. Um vinho que eleva o padrão da vitivinicultura brasileira. Esta é minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário