VINHOS BIOLÓGICOS/ORGÂNICOS
FlávioMPinto
Cresce no mercado mundial de vinhos a procura por vinhos biológicos.
Mas que vinhos são esses?
Eles provêem da agricultura biológica ou orgânica. A terra e todas as outras variáveis do cultivo são manipuladas de modo ecológico, favorecendo um modo de produção autossustentável, beneficiando a vinha, a fauna e a flora do local, garantindo ótima saúde ambiental para todo ecossistema. Tudo em detrimento dos métodos artificiais e químicos de controle de pragas, fertilização e manipulação do solo. As vinhas, por se tratarem com métodos biológicos, são mais resistentes a pragas.
O processo se estende á vinificação, onde também não são empregados meios artificiais para o beneficiamento do produto.
Os vinhos biológicos ou orgânicos não são submetidos a clareamento nem passam por armazenamento em barricas de carvalho, apresentando aromas e sabores totais e verdadeiros da casta vinificada. No caso dos tintos, são mais negros, quase impenetráveis na sua cor e chegam a tingir a taça pelo caráter de suas matizes.
Não são tão potentes quanto os que passam por madeira nem tânicos, mas possuem um caráter altamente diferenciado, com final de boca cálido.
Desde a década de 1990, a agricultura orgânica aplicada aos vinhedos prospera na Itália e França com uma quantidade crescente de produtores. No Brasil, ainda não é visível a produção de vinhos orgânicos, embora já exista no comércio/mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário