segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ESTÓRIAS DO VINHO


ESTÓRIAS DO VINHO

 A DESCOBERTA DA REGIÃO DA CAMPANHA

FlávioMPinto


                                  Videiras da Vinicola Campos de Cima, na Campanha Oriental


Foi a partir de 1970 que a fronteira oeste recebeu o maior investimento tecnológico da sua história: pesquisas da Universidade da Califórnia, e confirmadas mais tarde em pesquisas a campo pela Universidade de Pelotas, descobriram um patrimônio adormecido nas coxilhas gaúchas. A Universidade americana mapeou por satélite a região sul e indicou a Campanha como a mais indicada para produção de vinhos superiores.

A região da Campanha gaúcha, que vai de Caçapava a Uruguaiana, acostumada com suas pastagens e colinas ocupadas por rebanhos de gado e ovelhas começou a mudar. Um relatório de zoneamento vitivinicola feito pela Universidade de Pelotas datado de 1974 permitiu a instalação da Almadén dando inicio ao ciclo industrial da uva na fronteira.

Sim, ciclo industrial, pois desde as priscas eras em Sant’Ana do Livramento era rara a casa que não possuía uma parreira a fazer sombra nos seus pátios. Nos verões quentes ficavam carregadas de uvas Moscatel e uma branca de bagos grandes e casca fina eram os destaques. Também era muito concorrida uma espécie preta de bagos pequenos e muito escura usada para fazer sucos.

A cultura da uva não era estranha ao povo santanense e a instalação da Almadén foi só uma questão de tempo.

As características do terroir  começaram a dar seus frutos com vinhos das mais diferentes uvas, que se “aquerenciaram” muito bem nas coxilhas de Sant”Ana , trazendo outras vinícolas a se instalarem por lá e em toda região da Campanha.

Estava descoberta a capacidade vitivínífera do Paralelo 31 com solos e climas adequados ao cultivo de uvas finas. Surgia a região da Campanha Gaúcha como uma das últimas regiões vitiníferas do mundo a serem desbravadas. Os solos e climas adequados a produção de vinhos de alta qualidade estão localizados em duas faixas distintas a norte e sul dos Paralelos 30 e 40 e todos nas proximidades do Paralelo 31. Praticamente toda produção do dito Novo Mundo está nessas condições.  Mendonza, Stellenbosch, Santiago, Nova Gales do Sul, e  obviamente, a região da Campanha gaúcha , tudo ao Sul. Ao Norte, encontram-se o Napa Valley, Santa Clara, San Benito, Alameda, Monterrey e Cienega, todos na Califórnia.

O sucesso do empreendimento inicial é agora confirmado com a chegada de grandes vinícolas á região acelerando a transformação das pastagens em videiras, permitindo a grata convivência da criação de gado bovino e ovino com as videiras.

Estamos chegando ao ponto de afirmação definitiva da região da Campanha como produtora de vinhos de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário