CAVE VINHOS DA CAMPANHA
FlávioMPinto
Tive a oportunidade de conhecer a Cave dos Vinhos da Campanha, loja montada no subsolo do edifício do Palácio do Comércio em Livramento.
Patrocinada pela Associação dos Produtores de Vinhos da Campanha abriga todas as vinícolas da região da Campanha, que dispõem seus produtos a bons preços.
Vale a pena conhecer e adquirir os produtos da mais nova fronteira vinícola do Brasil, que, algumas vinícolas, já nas primeiras safras, despontam com produtos de muito boa qualidade.
Como diz o ditado” não basta botar o ovo, tem de anunciar”.
A localização da loja, num dos pontos mais tradicionais da fronteira, próximo da linha divisória, ponto de passagem obrigatória dos freqüentadores dos freeshop, faz parte da campanha de divulgação dos vinhos por parte da Associação.
O marketing é parte do esquema de vendas como em todo negócio e não seria diferente com os vinhos da Campanha. E ali os funcionários parecem estar bem familiarizados com as vinícolas.
O caso é que os inimigos em potencial estão no outro lado da fronteira: os vinhos sulamericanos dos freeshop! A maioria não compete com qualidade e sim no preço e daí um desafio aos organizadores da mostra. E os incautos caem no conto. É tal qual a guerra calçadista dos produtos brasileiros contra os chineses.
Uma guerra inglória? Talvez, se considerarmos que esse quadro também se reflete dentro do nosso país onde os vinhos nacionais são sobretaxados e os estrangeiros, uruguaios, chilenos e argentinos, isentados. Os fazedores de leis nacionais punem com severidade o produto nacional na competição com o estrangeiro.
No entanto, e pelo que observamos, os produtores nacionais não se intimidam com essa proteção aos seus inimigos e melhoram a qualidade de seus produtos a olhos vistos.
Vencerão? A loja de vinhos-a Cave- já é um bom caminho.
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