terça-feira, 25 de outubro de 2011

Circuito brasileiro de degustação- etapa Porto Alegre

Circuito brasileiro de degustação- etapa Porto Alegre
FlávioMPinto
Participamos ontem da etapa Porto Alegre do Circuito Brasileiro de Degustação  organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho- IBRAVIN e Vinhos do Brasil.
O evento foi realizado na Catedral Metropolitana, subsolo, das 16 até as 22 hs.
Constou de palestras e degustação. Foram duas palestras entremeadas por um painel sobre espumantes. Atividades muito bem conduzidas por experientes sommeliers que trouxeram conhecimentos importantes.
A primeira palestra foi sobre Raridades  dos vinhos brasileiros e a segunda sobre a Diversidade dos vinhos nacionais.
Hoje, 25,  a etapa será em São Paulo e 26 no Rio de Janeiro.
Tivemos a oportunidade de degustar e aprovar inúmeros vinhos produzidos pela 25 vinícolas presentes no evento. A se dizer que, cada uma,  com no mínimo 5 exemplares disponíveis para serem degustados. A maioria do RS  mais uma de SC-Pericó, uma de Pernambuco -Duccos e outra de Minas- Estrada Real. Uma gama imensa de espumantes , tintos, brancos e roses a nossa espera em gentil oferecimento. Uma mostra estratificada e  fidedigna do progresso inconteste da vitinicultura nacional.
Podemos apontar como destaques os brancos da Casa Venturini de Flores da Cunha- o Chardonay e o Sauvignon Blanc, o Pinot Noir Monte Paschoal da Vinícola Basso de Farroupilha, o Tannat da Antonio Dias de Três Palmeiras e o premiadíssimo espumante charmat  Nero Brut da Domno do Brasil de Garibaldi, que darei a minha opinião nos post a seguir.
Como acompanhamentos, fartas mesas com salgados, pães franceses, queijos, embutidos e doces de lamber os beiços.
Uma ótima tarde-noite proporcionada pela IBRAVIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário