A RESPIRAÇÃO OU AERAÇÃO
FlávioMPinto
A “respiração” ou aeração é um ato que impomos ao vinho para que ele, antes de ser consumido, se oxigene. Podemos usar um decanter ou desarrolhá-lo simplesmente.
Depois de tanto tempo engarrafado, os vapores do líquido entram em contato com o ar se oxigenando e dando outra feição ao nosso amigo vinho. Claro, isso é um ato mais presente nos tintos .
A decantação permite também que as borras que porventura estejam presentes se precipitem para o fundo e permaneçam no vaso decantador – o decanter- ao servir, e não na taça.
Mas a principal finalidade é a oxigenação ou aeração. Tem por objetivo deixar o líquido menos agressivo, no caso dos colocados á venda e “não prontos” para consumo adequado, não apresentando a característica acidez e adstringência na boca causando mal-estar e nos empurrando para um conceito de reprovação.
É sabido que o vinho evolui na garrafa, considerando que é um ser vivo. A fermentação continua e suas qualidades afloram. Muitos produtores aconselham a aeração/decantação.
Ele precisa ser libertado do jugo da rolha.
São as últimas reações químicas antes de ser ingerido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário