segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A UVA CABERNET SAUVIGNON

A UVA CABERNET SAUVIGNON
FlávioMPinto
É a rainha das uvas tintas, a mais prestigiada, a mais aristocrática, a mais nobre. Mesmo assim, sem muita frescura,  adapta-se a qualquer terreno dando frutos adequadamente. Melhor ainda nos terroirs que a tratam bem, como em Bordeaux.
Consta que seu cultivo vem desde os povos fenícios, a mais de 6000 anos A.C., que a utilizavam para fazer vinhos para as tripulações marítimas. Amenizava o cansaço, acreditava-se.
Uma uva internacional dado o seu cultivo e sucesso nos mais diferentes países e terrenos agricultáveis. Os mais prestigiados vinhos do mundo são confeccionados com ela e que, agora,  também está presente nos Supertoscanos, um tipo de vinho moderno feito na Toscana- Itália, com suas uvas e grande sucesso atual, substituindo as uvas autóctones italianas no corte regional, como a Sangiovese.
Sem dúvidas , seu maior destaque é em Bordeaux, no corte bordalês, onde é a maior estrela mundial acompanhada da Merlot ou Cabernet Franc e Petit Verdot, produzindo os mais caros e elegantes vinhos do mercado.
Os  seus aromas e sabores podem  apresentar diversos matizes, que vão de pimentão a cerejas passando por menta, violetas, chocolate e eucalipto, dependendo de onde foi cultivada.
A complexidade de aromas e sabores é sua marca.
Não tratá-la como estrela na sua plenitude, desmerecendo sua capacidade e caráter aristocrático, é no mínimo fator de desconhecimento da variedade e do mundo dos vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário