MONTE PASCHOAL PINOT NOIR 2008
FlávioMPinto
Eu vivo dizendo que as pequenas vinícolas sempre nos apresentam surpresas. E das boas.
Pois não é que a Vinícola Irmãos Basso, de Farroupilha, conseguiu domar a Pinot Noir e fazer um raro vinho? A linha Monte Paschoal nos brinda com espumantes e varietais distintos, dentre eles o Pinot Noir. A casta é de cultivo difícil requerendo total atenção e cuidados do vinicultor. Vem da Borgonha onde é cultivada em pequenos lotes. O Terroir do Romanée Conti é de apenas 2,3 hectares. Aí a Pinot Noir reina e estende seu reinado para o mundo do vinho.
Com garrafa padrão borgonha o Monte Paschoal Pinot Noir é frutado e tem uma cor púrpura mais clara e viva relembrando os melhores claretes. Mas é a carta de apresentação da cepa borgonhesa. Uma cor púrpura clara, transparente. Com poucos reflexos, também claros.
Na boca , traços de framboesa e amoras bem maduras e frescas e um pouco de defumados lembrando sua passagem por madeira. Leve passagem, mas marcante, deixando-o com sabor um pouco picante.
É um vinho leve e aveludado que desce redondamente. Um vinho essencialmente gastronômico, embora faça boa companhia sem comida.
Esta é a minha opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário