quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Núcleo Cultural do Vinho da Fundação ECARTA em 08 de outubro de 2014


Núcleo Cultural do Vinho da Fundação ECARTA em 08 de outubro de 2014

FlávioMPinto

Na sede da Fundação, o Núcleo Cultural do Vinho teve mais uma concorrida degustação.

Desta vez foi sobre a Enogastronomia do Vêneto-Italia com o sommelier Cesar Nicolini capitaneando a jornada.

O Vêneto é uma parcela importante da vitivinicultura italiana. É de lá que saem ícones como os Amarones della Valpolicella, Bardolinos, Barolos e , é claro, os Prosecos. Todos dignificando o espectro do vinho italiano dentro e fora do país.

Foram degustados os seguintes vinhos:

- Prosecco, Vinícola Garibaldi-RS-Brasil- um espumante riquíssimo. De cor clara, brilhante, amarelo esverdeado, exala aromas de cítricos e na boca, surgem lixias, limões sicilianos, melões. Muito mineral e de perlage muito fina e distinta.

-Dunamis Pinot Grigio 2012- da vinícola de D.Pedrito sai esse branco muito perfumado. De cor amarelo esverdeada, 12% de álcool, exala sabores de limões e goiaba. É diferenciado.

- Angheben Barbera 2012- mais um vinho nacional feito com uvas italianas. De boa acidez o que acentua seu caráter gastronômico. Untuoso, medianamente encorpado, cor rubi opaca, 13% de álcool não interferindo na personalidade.

- Valpolicella Ripasso e Amarone della Valpolicella 2006- ambos clássicos italianos com suas destacadas características balsâmicas. Potentes, elegantes e de caráter marcante. Ressalte-se que o Ripasso é feito nas borras do Amarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário