sexta-feira, 27 de maio de 2011

MEU DEUS, QUE VINHO COMPRO?

MEU DEUS, QUE VINHO COMPRO?
FlávioMPinto
Esta é uma pergunta crucial áqueles que, de bom grado, desejam beber um vinho, mas não sabem o que comprar. Como me disse um amigo que diz que possui a “ única preocupação com a dor de cabeça do dia seguinte”.
Em primeiro lugar, quero dizer que não existe vinho bom nem ruim. Cada pessoa tem um gosto e estamos conversados. Eu sou fã de um Brunello di Montalcino, mas outra pessoa pode ser fã ardorosa de um Chapinha. E pronto!
Ah, tem os vinhos caros, os baratos e por aí vai.
Veja então sua disponibilidade de dinheiro e compre aquele que mais lhe agradar. Garrafa mais bonita, rótulo mais apresentável. A partir daí começamos até degustar. É o primeiro passo.
Ah, os acompanhamentos podem definir ou não o vinho certo. Chama-se isso de harmonização. É carne vermelha com tinto em geral, peixes com brancos e por aí vai. Existem particularidades e harmonizações bem particulares, mas isso é outro papo.
A harmonização foi correta? Gostou do que bebeu? Deu dor de cabeça? Se o bebeu e gostou, sentindo-se bem, então já tens uma boa indicação para uma próxima compra.
Se não se sentiu bem, esse vinho não te serve. Foi-se o segundo passo. Considerar a situação de degustação do vinho: refrescado na medida exata determinada no contra-rótulo da garrafa.
Apenas esses dois passos para escolha correta do vinho, mas ATENÇÃO, isso é no geral, pois cada passo é composto por mil e um detalhes que só a prática levará a identificar.
Com ela( a prática), depois é só escolher o tipo de vinho para o tipo de comida, temperatura adequada do serviço, lembrando que, basicamente, cada tipo desses uma infinidade de uvas, cada uma com sabor distinto da outra.
Para conhecimento, temos as seguintes classificações: os vinhos de mesa(finos, espumantes,comuns e os frisantes), de graduação alcoólica( de mesa, leves, fortificados e os licorosos), quanto a cor( tinto, branco e os rosées) e ainda quanto ao teor de açúcar( secos, meio secos e suaves).
Difícil? A coisa complicou muito, não? Mas tem solução: ou você procura, onde for se alimentar ou/e confraternizar, um sommelier ou vai dando cabeçadas até acertar. Sommelier é o maitre dos vinhos.
A escolha é sua!
Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário