terça-feira, 17 de setembro de 2013

CONFRARIA BOM VIN COM ADOLFO LONA NO CONSTANTINO


CONFRARIA BOM VIN COM ADOLFO LONA NO CONSTANTINO

FlávioMPinto




No dia 16 de setembro de 2013, a Confraria Bom Vin reuniu-se no Constantino (Fernando Gomes, 44-Moinhos de Vento-Porto Alegre) para mais um fraternal encontro.  Desta vez a estrela da noite foi Adolfo Lona, um dos mais prestigiados enólogos em atividade no Brasil. Argentino de Mendonza radicado a mais de 30 anos nestas terras brasileiras nos apresentou sua trajetória na produção de vinhos espumantes e transmitiu conhecimentos de quem sabe de cor a matéria. Brindou-nos com conhecimentos técnicos de produção até o serviço do espumante.

Sua adega em Garibaldi ( Adega Adolfo Lona) produz espumantes de excelência, comprovada na degustação.

Foram degustados pelos confrades 6 espumantes, sendo 3 Charmat( Brut, Rose e Demi-sec) , 2 Champenoise( Brut e outro Rosé) e mais um champenoise rosé de ciclo de 24 meses, o Orus.

Todos de extrema delicadeza e elegância. Os produzidos pelo método Charmat foram num ciclo de produção de 2 a 6 meses e os Champenoise 18 meses, redundando em produtos mais complexos e refinados.

Adolfo Lona Brut Rosé Charmat foi o primeiro a ser degustado. De aroma intenso foi produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir, daí sua cor salmonada.

Adolfo Lona Brut Charmat foi o segundo.Confeccionado com uvas no tradicional mix das champagnes: Chardonnay e Pinot Noir, esta em pequenas quantidades.





A seguir foi degustado o Adolfo Lona DemiSec Charmat. De todos o que possuía o maior quantidade de açúcar.

O Adolfo Lona Brut champenoise foi o próximo manteve a linha de equilíbrio entre todos os aspectos como aromas, acidez, álcool e açucares. Um ótimo espumante. Elegante e equilibrado.

O Nature feito pelo método tradicional e sem adição de açúcar revelou-se um espumante muito distinto. Feito de uvas Chardonay, Pinot Noir e Merlot.

Para finalizar, o Orus, que está com as vendas esgotadas, encerrou a noite. Feito com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, é um rosé magnífico. Delicado, equilibrado, suave, mas não deixando de ser marcante.

Uma grande noite apresentada por Adolfo Lona e ainda com a presença sempre importante de Mauro Côrte Real  com seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário