domingo, 6 de maio de 2018

EL MENDOCINO MALBEC 2017

EL MENDOCINO MALBEC 2017
FlávioMPinto
Um vinho feito por brasileiro na Argentina. César Azevedo, enólogo brasileiro de renome internacional, é um cidadão do mundo internacional do vinho, um brasileiro que se aventurou nos terroirs andinos e argentinos na busca da excelência para seus produtos.
Este EL MENDOCINO MALBEC 2017 é um dos frutos. Numa homenagem ao homem que fez de Mendoza uma das capitais mundiais do vinho, feito no terroir de Luján de Cuyo, nos apresenta uma bela face dos produtos daquela terra pertencente ao paralelo 31 S, que abriga a maioria dos terroirs dos melhores vinhos do planeta. 
O clima e a geologia favorecem e os enólogos competentes fazem escola.
E a DOC de Luján de Cuyo não faz por menos nos brindando com esse excelente produto.
É uma das melhores manifestações da cepa francesa que achou seu lar na Argentina. Escuro, rubi forte, cálido, acolhedor e fácil de degustar. Desce bem. Seu teor alcoólico de 13,6%!!! , oh, não dá ares de graça.
Aromas mesopotâmicos e resinados, e até de gasolina,  nos levam a um vinho grego numa degustação ás cegas. Mas é um sul-americano  muito bem apanhado e cuidadosamente feito por gente competente e que entende do riscado.
Elegante e muito equilibrado entre os taninos, acidez e  e alcool. É um vinho de guarda, sim, senhor, embora não tenha passado por estágios em barricas, para correção e reforço de seus predicados, mantendo os aromas e sabores da cepa. Por outro lado, é um vinho que deve ser apreciado por quem conhece o chão. Os aprendizes não o apreciarão na sua plenitude. 
Sabores de morangos e compotados de frutas negras e vermelhas apresentam-se com vigor também levando-nos a vinhos longevos italianos do Vale do Vêneto.
Deixa um final curto e marcante.

Esta é a minha opinião.

Um comentário: