domingo, 5 de junho de 2011

FEIRA PROMOCIONAL DE VINHOS 2-Espumantes

FEIRA PROMOCIONAL DE VINHOS 2-Espumantes
FlávioMPinto
Na minha 4ª passada pela Feira realizada no cais do porto de Porto Alegre, junto com o inesquecível, e único , pôr-do-sol do Guaíba, pude degustar os espumantes. Embora o dia estivesse frio, não mui indicado para tal, acredito haver cumprido a tarefa que me incumbi.
O armazém do cais estava cheio-era domingo- mas não era a fluência que desejava para um evento de tal magnitude. Acredito que se colocassem mais atividades seria mais concorrido. Busquei por queijos e embutidos e não achei, ansiei por uma boa música típica italiana ao vivo e nada. Uns poucos salgados e bebidas leves.
A festa estava maior do que a do ano passado, mas ainda pode crescer. Um pouquinho mais de criatividade daria o tom festivo ideal para os produtos da vitivinicultura gaúcha.
Mas vamos ao que observamos na área dos vinhos.
Do que degustei, destaco alguns espumantes. Sem sombra de dúvidas o Espumante Brut Casa Pedrucci foi o que mais se destacou. Embora já o conhecesse de uma degustação anterior. Feito a modo champenoise, Chardonay puro apresenta um perlage fino, elegante e um retrogosto confiável. Um produto de excelente qualidade. A Casa Pedrucci, uma empresa familiar tradicional de Bento Gonçalves, já destaque com seu Cabernet Sauvignon, nos brindou com esse espumante champenoise de extrema honestidade. De cor amarelo palha límpida e brilhante com tons esverdeados, nada deixa a desejar.
Outro que me chamou a atenção foi o Espumante Brut da Nova Aliança. A ex-Santa Colina nos brindou com esse espumante Chardonay puro do terroir da fronteira, mostrando que as uvas de Livramento não vieram para brincar e sim brindar com tudo que se tem direito.
Não passou em branco também o Espumante Chardonnay Brut da Courmayeur. A vinícola da capital dos espumantes nos brinda com um produto muito distinto. Destaque para o retrogosto lembrando tostados e até morango. Um espumante límpido e com tons esverdeados. O assemblage de Chardonnay com Pinot Noir fez muito bem encorpando mais o espumante.
Salut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário