sexta-feira, 3 de junho de 2011

FEIRA PROMOCIONAL DE VINHOS- Porto Alegre- cais do Porto- jun 2011

FEIRA PROMOCIONAL DE VINHOS- Porto Alegre- cais do Porto- jun 2011
FlávioMPinto
Estive por dois dias na Feira Promocional de Vinhos no cais do porto em Porto Alegre nos dias 1 e 3 de Junho de 2001. A feira vai até o dia 5, dia do Vinho.
Uma feira interessante que anualmente se apresenta nos galpões do cais do porto. Na sua grande maioria vinícolas da Serra mostram o que tem de melhor, embora muitas, as maiores, não levem seus principais produtos.
Uma funcionária de um dos stands me disse que os melhores vinhos são caros e as vinícolas não se dispõem a colocá-los para degustação. Aí vai o desprezo para com o público que gosta de vinho. Um público exigente e que faz do seu prazer em reverenciar Bacco uma arte. Uma das vinícolas- das maiores do Estado e que tem videiras na Serra e na região da Campanha- só levou seus vinhos mais baratos. Talvez com a esperança de abiscoitar o público da Bolsa família!
No mais, destacamos vinícolas atendidas por seus próprios donos, como a reverenciar quem assim trata seus produtos.
Ainda não fui especificamente degustar os brancos e espumantes, mas os tintos já passei em revista.
Destacamos os produtos da Vinícola Cristófoli, o Sangiovese 2009. Um genérico dos seus primos distantes da Toscana. Um vinho calmo, tranqüilo, mas de personalidade marcante. Daqui a uns dias compará-lo-ei com um irmão seu italiano. Vale também ressaltar o Cabernet Sauvignon.
Outro que deixou marcas foi o Cabernet Sauvignon 2005 da Casa Pedrucci. A Casa, de Gilberto Pedrucci, é uma vinícola familiar que carrega tradição e experiência no trato de uvas nas costas e produz um vinho harmonioso, elegante, sóbrio, que desce aveludado desde os primeiros goles. Um belo acompanhamento. Os Pedrucci tem seu maior volume de produção em espumantes feitos á moda champenoise, distintos, alegres, frescos.
Não poderíamos esquecer do Milantino Ancellota 2005, de uma cepa italiana que se deu muito bem no Vale dos Vinhedos. Um vinho que merece maiores atenções.
Além destes, destaca-se o Tannat 2009 da Vinícola Aliança/Santa Colina. Um elegante Tannat da fronteira que carrega o terroir da região de Livramento á flor da pele. Na boca lembra cassis e , pelo menos me parece, tem potencial de guarda para evoluir na garrafa.
Aguardemos a degustação dos brancos e espumantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário