domingo, 26 de maio de 2013

O GRANDE VINHO DA CAMPANHA


O GRANDE VINHO DA CAMPANHA

FlávioMPinto

Já chegou a hora de dar um nome ao grande vinho da campanha. Estamos acostumados aos rótulos bordaleses de “Gran Vin de Bordeaux”, e não seria estranho a região nominar seu expoente, embora os franceses tenham quase 2 mil anos de cultivo e nós pouco mais de 50.

Considerando ainda  que não se tem um blend típico da fronteira, a região da Campanha teria de escolher um representante. Uma uva, para início. Pode ser uma tinta e outra branca.

Produção aliada a aceitação popular, entenda-se volume de vendas, seria o parâmetro para tal, considerando que o forte da produção é de vinhos varietais, monocastas.

A meu ver teríamos a concorrer as tradicionais Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat entre as tintas e a Chardonay , incontestável nas brancas ante o sucesso dos espumantes da região da Campanha.

Um terroir sempre é identificado por uma uva ícone em qualquer parte do mundo. Esta serve de guia para o vinho ícone, seja ele varietal ou blend. A partir daí teríamos um projeto de AOC, Appellation d’Origen Controlée, como bem definem os franceses seus vinhos de origem localizada , reconhecida e certificada.

Agrega-se a isso o tipo de vinho mais conhecido e que faz a cara do lugar. A Almadén já fez isso, visionariamente, a mais de 30 anos.

A região da Campanha ainda é uma região nova para produção de vinhos finos, mas já possui suficiente personalidade pelo que produz.

Quem tomaria a iniciativa de propor?

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