quarta-feira, 24 de julho de 2013

ALMADÉN VINHAS VELHAS TANNAT 2012


ALMADÉN VINHAS VELHAS TANNAT 2012

FlávioMPinto


O exemplar degustado é a garrafa nº 1 do engarrafamento da safra de 2012 ocorrido em 09/01/2013, na sede da Vinícola Almadén e ainda sem rótulo. Foi-me presenteada por meu irmão, Duda Pinto, jornalista em Santana do Livramento.

A Almadén tenta mostrar, com a linha Vinhas Velhas, uvas de parreirais com mais de 30 anos, que ainda sabe fazer vinhos. Sua produção não se limita áqueles vinhos de menos de 10 reais.  Pode fazer mais com o que tem á mão. E aí, já na segunda tiragem, surge o Vinhas Velhas Tannat.

A Tannat é uma uva que se deu muito bem na fronteira oeste gaúcha a cavaleiro do sucesso da uva no Uruguai. São áreas semelhantes proporcionando terroirs parecidos , se bem que em alguns locais uruguaios o mar faz a diferença.

O Almadén Vinhas Velhas Tannat 2012, na minha avaliação, é mais calmo que o primeiro lançamento, o 2011. Embora com as características iniciais, escuro, forte, apresenta-se com mais suavidade. O 2011 era mais tânico, mais Tannat, claro, até mais agressivo. Nos aromas é menos frutado. Não parece ter passado por carvalho. Não tenho referências de teor alcoólico, mas deve andar pela casa dos 14% pela sua untuosidade.

O 2012 se apresenta de forma até mais leve, se bem que tem muito a amadurecer na garrafa, mas como está  já é um bom indício de evolução. Talvez, daqui a alguns anos, numa degustação vertical essas diferenças apareçam com mais nitidez.

Deixa um final curto mas saboroso.

Esta é a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário