segunda-feira, 30 de outubro de 2017

GEORGES DUBOEUF MOULIN-A-VENT AOC 2013

GEORGES DUBOEUF MOULIN-A-VENT AOC 2013
FlávioMPinto
Um vinho francês vindo de uma Appellation Controlé- a Moulin-A-Vent. Essa região faz parte de Beaujolais, uma das mais proeminentes e únicas regiões da França. Bem francês.
Georges Duboeuf é um dos grandes produtores franceses.  
Aromas e cor típica de vinhos da mais alta qualidade: violetas. Não temos, na garrafa,  a indicação da cepa que integram o vinho. Mas descobrimos que é a mais tradicional da região:  a Gamay. 
E Moulin-A-Vent é considerada a mais importante dos 10 Grand Cru de Beaujolais. Ali a Gamay reina em toda sua plenitude nos dando vinhos frescos, frutados, complexos e estruturados.  
O Moulin-A-Vent AOC é assim e apresenta lágrimas pronunciadas revelando-se muito untuoso e gordo. Se é que podemos dizer que é carnudo. Sua vocação gastronômica é marcante, denotada pela acidez presente e abundante.
O seu teor alcoólico é de 13,0%, mas não demarca território deixando-o levemente elegante e agradável de degustar. 
Os sabores de violetas e framboesas são marcantes e interessantes. 
A Gamay é uma uva leve de cascas finas e a passagem por madeira deixou o Moulin complexo, estruturado. Essa passagem adicionou um sabor terroso típico dos vinhos franceses de alta gama. Não é á toa que a AOC é uma das mais importantes de Beaujolais. 
Um vinho muito especial, medianamente encorpado e exclusivo que poderá evoluir muito ainda na garrafa. É um vinho de guarda. 
Deixa um final longo e agradável. 

Esta é a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário