quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MOUTON CADET RÉSERVE SAUTERNES 2006


MOUTON CADET RÉSERVE SAUTERNES 2006
FlávioMPinto
“ Como se bebe este vinho? De joelhos e agradecendo a Deus ter saúde física, financeira e o principal, saber o que está na tua frente.”( Peter  Wolffenbutel– da Enoteca Comte Freire-Porto Alegre-RS)
Antes de mais nada vale lembrar que esse vinho é um Milèsime. Oriundo de uma das melhores safras do Médoc. O produtor mais famoso-Baron Phillippe de Rothschild, do melhor terroir do Médoc-Pauillac, da melhor Appelation-AOC Sauternes. Uma verdadeira jóia ao alcance do nosso paladar.
Um assemblage de Semillion(80%),  Sauvignon Blanc(15%), Muscadelle(5%) , modificadas pela ação do Botrytis Cinerea- a podridão nobre da legendária AOC Sauternes .
Eu já não via a hora de beber uma taça do famoso Sauternes. Ainda mais um Pauillac. Só a cor dourada já seduz o mais desinteressado.
Teria eu cacife para prová-lo e emitir um juízo de um ícone desses? Sinceramente não. Mas me atrevi a escrever umas linhas sobre o Mouton Cadet de Sauternes.
Um vinho a ser encarado em várias etapas, sendo a primeira, claro, a sua cor e brilho dourados que já seduz. A seguir vamos aos aromas. E que aromas saem nas primeiras fragrâncias: florais, de cítricos com destaque para limão e peras, revelando a presença da  Sauvignon Blanc e da Semillon, com auxilio prestimoso da Muscadelle, uva desconhecida no Brasil. Um festival extremamente agradável para o nariz.
Por fim, a boca. Quanta surpresa ainda nos reserva o Sauternes. Expressa todo o terroir diferenciado de Pauillac. Uma terra magnífica que nos brinda com tintos fabulosos e agora esse doce  Reserve Baron Phillippe de Rotschild com toda sua majestade botritizada pela nobre podridão bordalesa.
De fato, é um vinho para se beber ajoelhado, sentindo-se os sabores de marmelada, doces em compota, tudo amalgamado por uma aura de mel e menta, dando-lhe uma sabor expressivo e único.  A incrível complexidade doce do Sauternes nos deixa atônitos, que apresenta também um frescor e jovialidade dignos dos melhores e jovens esfuziantes brancos. Alegre, delicado, elegante e complexo talvez faltem adjetivos para o Mouton Cadet Reserve Sauternes Baron Phillippe de Rotschild.
Um branco doce completo. Digno de sua fama que ainda nos deixa saudades num final longo, prolongado, e muito saboroso.
Um vinho que vale cada centavo de prazer. Esta é a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário