quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UM VERÃO DE POUCA CHUVA

UM VERÃO DE POUCA CHUVA
FlávioMPinto
Lendo as previsões atmosféricas para o RS nos jornais, constato que, este final de ano 2011 e início de 2012, é o que os vignerons pediram a Deus. Um verão extremamente seco, mais do que nos últimos anos, irá proporcionar uma concentração maior de açúcar nos cachos de uvas dando-lhes um belo início de safra/ colheita e vinhos fantásticos daqui a uns anos.
Os entendidos prevêem que esta safra será melhor do que a de 2005, marcada por fatores atmosféricos que resultaram em uma safra abundante e maravilhosa. Tivemos um inverno mais chuvoso e úmido e verão mais seco se aproximando.
Particularmente a Metade Sul será a região mais beneficiada e nela, os seus vinhedos da região da Campanha, como indicam os mapas pluviométricos. Se já tínhamos vinhos com qualidade crescente, agora essa tendência será marcante. Poderemos até ter Milésimes para o gáudio de bebedores e regojizo dos produtores.  E vice-versa.
Tanto tintos como brancos e rosés serão beneficiados. Todos. Só imagino como serão as safras de brancos e espumantes, que devem ser bebidos jovens. Belíssimos.
Um ótimo presente da natureza áqueles que se dedicam a produção do líquido de Baco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário